Planeamento

 
 

1. Elaborar as Tarefas do Planeamento

 

As tarefas do planeamento são obtidas a partir dos capítulos e sub-capítulos definidos na fase de orçamentação.

Complementarmente podem ser agregadas uma ou mais sub-tarefas a cada uma das tarefas para um melhor detalhe do plano.

a. Defina a data de início do projeto e o respetivo prazo de execução, no quadro inferior da janela.

b. Efetue duplo clique numa tarefa que pretenda associar sub-tarefas. No quadro seguinte, insira uma ou mais sub-tarefas. As sub-tarefas ficarão agregadas à tarefa correspondente, passando esta a se comportar como um capítulo.

2. Atribuir Durações e Ligações às Tarefas

Na elaboração do plano de trabalhos, o utilizador apenas tem de atribuir durações, localizar as tarefas no tempo por arrastamento das barras ou por aplicação de precedências entre as várias tarefas. O Visualorc determina automaticamente o caminho crítico do plano pelo método de Pert-CPM.

a. Utilize o quadro inferior da janela para definir a duração e as relações de precedência entre as várias tarefas, atribuindo um desfazamento e selecionando um tipo de relação entre elas.

b. Em alternativa, defina a duração e a relação de precedências arrastando o rato sobre a linha de tarefa no gráfico de Gantt.

c. Edite as propriedades das relações de precedência dando duplo lique na linha de ligação gráfica do Gantt.

 
 
 

Plano de Trabalhos

Plano de Pagamentos

 
 
 
 
 
 

O plano de pagamentos é obtido de forma imediata e automática a partir dos dados do orçamento, não necessitando de qualquer intervenção do utilizador.

1. Visualizar a distribuição de pagamentos

Selecione o botão "Plano de Pagamentos" para visualizar a distribuição de pagamentos ao longo da duração da tarefa. A aplicação efetua a distribuição automática do valor total do capítulo ou sub-capítulo ao longo da duração da terefa, por cada mês do plano.

2. Ajustar a distribuição de pagamentos

O Visualorc permite ajustar a distribuição do valor da tarefa ao longo do tempo, de forma a se adaptar às condições reais de faturação das tarefas, podendo optar pelas seguintes distribuições:

- distribuição 5/10/85: a duração da tarefa é dividida em 3 partes iguais, e a distribuição do valor é efetuada 5% no primeiro terço, 10% no segundo terço e 85% no terceiro terço.

- distribuição 10/20/70: a duração da tarefa é dividida em 3 partes iguais, e a distribuição do valor é efetuada 10% no primeiro terço, 20% no segundo terço e 70% no terceiro terço.

- distribuição 20/30/50: a duração da tarefa é dividida em 3 partes iguais, e a distribuição do valor é efetuada 20% no primeiro terço, 30% no segundo terço e 50% no terceiro terço.

- distribuição ao longo de toda a obra: o valor da tarefa é distribuido ao longo de todo o prazo da empreitada.

A distribuição por percentagem é util em tarefas em que a faturação não é uniforme ao longo do tempo, o que permitirá ajustar o plano de pagamentos à realidade da obra.

A distribuição ao longo de toda a obra permite atribuir o valor de uma tarefa em todos os meses que constituem o prazo da obra, sem entrar em conta com a duração da tarefa respetiva.

Na vista "Distribuição de Valores", efetue duplo clique com o rato. No quadro seguinte selecione o tipo de distribuição de pagamentos que pretende atribuir a cada tarefa.

3. Visualizar o Plano de Pagamentos e Cronograma Financeiro

Selecione o botão "Plano de Pagamentos" para visualizar o resultado final da distribuição mensal dos valores do orçamento ao longo do tempo.

Plano de Mão de Obra e de Equipamentos

 
 
 

1. Atribuir Recursos ou Equipas às Tarefas

A definição dos recursos de mão de obra e de equipamentos é efetuada pela atribuição, a cada tarefa ou sub-tarefa, de recursos de mão de obra e de equipamentos. Esta atribuição pode ser efetuada por equipas pré-definidas.

a. Visualize a janela "Atribuição de Recursos", clicando no botão "Plano de MO/EQ"

 

b. Na tarefa que pretende associar recursos, dê duplo clique. Ficará visível o quadro de atribuição de recursos.

c. No quadro de atribuição de recursos, o quadro do lado direito exibe todos os recursos e equipas que se encontram definidas na base de dados. Aqui poderá criar novos recursos e novas equipas que ficarão gravadas diretamente na Base de Dados, para futura utilização.

d. Dê um clique na seta verde para importar para o seu Plano os recursos ou as equipas que pretende associar à tarefa que está a editar.

e. Após a importação, ajuste a quantidade de recursos que pretende atribuir a essa tarefa.

f. Selecione "Permanente" se pretende que o recurso fique disponível ao longo de todo o prazo da obra, e nõ apenas ao longo da duração da tarefa.

g. Finalmente, selecione o comando "Sair". Os recursos selecionados passarao a ser exibidos junto às tarefas, no gráfico de Gantt.

2. Visualizar o Plano de Mão de Obra e de Equipamentos

Selecione o botão "Plano de Mão de Obra" ou o botão "Plano de Equipamentos" para visualizar e imprimir os respetivos Planos.

Os Planos resultantes são apresentados com escala semanal.

Plano de Compras

 
 

O Plano de Compras está disponível no planeamento da gestão de obras. À semelhança do Plano de Mão de Obra e de Recursos, a atribuição de compras é efetuada para cada tarefa, a partir das compras pré-existentes na Base de Dados.

1. Atribuir Compras às Tarefas

a. Visualize a janela "Atribuição de Compras", clicando no botão "Plano de Compras"

 

b. Na tarefa que pretende associar compras, dê duplo clique. Ficará visível o quadro de atribuição de compras.

c. No quadro de atribuição de compras, o quadro do lado direito exibe todos as compras que se encontram definidas na base de dados. Aqui poderá criar novas compras que ficarão gravadas diretamente na Base de Dados, para futura utilização.

d. Dê um clique na seta verde para importar para o seu Plano as compras que pretende associar à tarefa que está a editar.

e. Ajuste os prazos de consulta e de compra necessários em cada compra.

f. Finalmente, selecione o comando "Sair". As compras selecionadas passarao a ser exibidas junto às tarefas, no gráfico de Gantt.

2. Visualizar o Plano de Compras

Selecione o botão "Plano de Compras" para visualizar o Plano de Compras, que contém o resumo das compras atribuidas à obra, ordenadas por data de aquisição.

Marque as consultas e as compras efetuadas à medida do desenrolar da obra. Sempre que éultrapassada uma data, será exibido um sinal na cor vermelha.