VISUALORC

SOFTWARE DE ORÇAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 

 

P: Como se pode copiar um texto ou a composição de um preço entre artigos ou entre actividades?

R: O sistema utiliza o modo copiar/colar do windows. Por exemplo, para copiar a composição do custo de um artigo, coloque o cursor no preço do artigo fonte, faça Ctrl+C, coloque o cursor no artigo de destino e faça Ctrl+V.

 

P: O programa não possui qualquer opção para gravar o orçamento ou a base de dados?

R: Não, visto se tratar de um sistema que utiliza a tecnologia de Bases de Dados, onde os ficheiros são virtuais, isto é, a leitura e gravação dos registos é efectuada directamente no disco do computador

 

P: É possível trabalhar com mais de uma base de dados?

R: Sim. Vá a Ficheiros-Bases de Dados-Novo/Abrir e crie ou abra outra base de dados. No entanto, é aconselhável a utilização deste sistema apenas em áreas de trabalho bastante distintas, como por exemplo, numa empresa que efectue instalações de águas e esgotos e instalações eléctricas. Em qualquer caso, é indispensável uma boa estruturação dos Grupos dessa base de dados para boa organização das actividades e dos recursos.

 

P: O que são preços directos?

R: Preços directos são os preços introduzidos directamente pelo utilizador no orçamento (sem a composição através de recursos) e respeitantes a um tipo de preço directo. Os preços directos são normalmente utilizados na introdução dos preços unitários de subempreitadas que possuam um grande número de preços unitários, como por exemplo, em instalações eléctricas ou em alumínios. É possível a introdução simultânea de um preço directo e de um custo composto de actividades ou recursos no mesmo artigo da lista de venda. 

 

P: Como introduzir margens em vários artigos em simultâneo?

R: Seleccione com o rato os artigos em causa e digite a nova margem. Se pretender que essa margem afecte todos os artigos, terá de os seleccionar todos, bastando para isso clicar no cabeçalho da coluna ‘margem’.

 

P: O que significa reparar ou compactar o orçamento ou a base de dados?

R: Como em qualquer sistema de bases de dados, esta pode ficar corrompida se no acto da gravação de um registo houver alguma falha de energia. Se experimentar algum problema na funcionamento do programa, efectue esta opção. A compactação da base de dados tem a ver com a desfragmentação que ocorre devido à contínua inserção e eliminação de registos. Em bases de dados de elevado número de registos, é aconselhável efectuar periodicamente esta operação para melhorar o desempenho do programa.

 

P: Como alterar os dados existentes na Base de Dados?

R: A alteração da Base de Dados que está a trabalhar é efectuada de forma directa. No entanto, tem de se registar como administrador do sistema. Para tal, vá a (Bases de Dados/Ferramentas/Segurança) e mude de utilizador normal para administrador do sistema. Se pretender, poderá criar uma password para evitar alterações na sua Base de Dados por outros utilizadores. Enquanto essa password não for criada, a password é o número ‘0’, visível a todos os utilizadores.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social