Software para Orçamentação e Construção

Software para Orçamentação e Construção

Orçamentação
Planeamento
Gestão de Obra
Controle de Custos

Software de Orçamentação

Percorra os vários menus e sub-menus abaixo, para conhecer as funcionalidades do Visualorc.

VISUALORC é o software de referência para a área de orçamentação em empresas dos setores da construção e obras públicas. A tecnologia de base de dados permite ao utilizador ter informação a todo o momento da quantidade de recursos que fazem parte do seu orçamento, possibilitando a alteração dos preços de cada recurso e de cada atividade com vista à otimização dos preços unitários que está a compor. A organização dos recursos e atividades por grupos garante a organização da informação ao longo de todo o processo de orçamentação.

Guia Software Orçamentos, Planeamento e Gestão de Obra
FAQ Visualorc Software de Orçamentos

Orçamentação

introdução
iniciar um orçamento
compor preços
introduzir preços diretos
introduzir margens
análise e otimização

VISUALORC é o software de referência para a área de orçamentação em empresas dos setores da construção e obras públicas. A tecnologia de base de dados permite ao utilizador ter informação a todo o momento da quantidade de recursos que fazem parte do seu orçamento, possibilitando a alteração dos preços de cada recurso e de cada atividade com vista à otimização dos preços unitários que está a compor. A organização dos recursos e atividades por grupos garante a organização da informação ao longo de todo o processo de orçamentação.

 

A criação de um novo orçamento no visualorc é iniciada pela introdução da Lista de Preços. A lista pode ser importada de ficheiro excel, por simples operação copiar/colar ou por introdução direta. Após a importação da lista, é efetuada a definição de capítulos e subcapítulos através do aumento ou diminuição de nível de capítulo de cada artigo, ficando assim criado o Resumo do Orçamento.

 

A composição de preços no visualorc pode ser realizada por importação de atividades e recursos a partir de uma base de dados, por criação de recursos e/ou atividades no próprio orçamento, ou por introdução direta de preços (preços diretos). A aplicação foi otimizada para oferecer uma rápida utilização de todos os recursos no desenvolvimento do orçamento, através da organização por grupos. Os utilizadores podem utilizar teclas de atalho para as operações mais correntes, com um claro ganho de produtividade. O visualorc inclui inúmeras funcionalidades como o copiar/colar composição de preços, seleção de grupos inteligentes, a duplicação de recursos e de atividades, a explosão de atividades, a criação automática de preços compostos e de subempreitadas, a exportação para a base de dados de preços e recursos do orçamento assim como a atualização de preços, bem como muitos outros.

O Visualorc facilita a introdução de preços a partir de listas externas, tais como propostas de subempreiteiros, preços tabelados, etc. A importação funciona por colagem de conjunto de preços. Caso a lista seja um ficheiro excel, basta selecionar o conjunto de preços que se pretende introduzir no orçamento, efetuar a operação de 'copiar' no ficheiro de origem e 'colar preços diretos' no visualorc. Quando a lista de origem é proveniente de um ficheiro PDF, seleciona-se a coluna que contém os preços a copiar (para tal, no Acrobat Reader, selecionar com o rato mantendo premida a tecla ATL, uma página de cada vez), e de seguida introduz-se os preços no visualorc do mesmo modo que no caso de um ficheiro excel. Depois de copiar o primeiro preço para o visualorc, os seguintes são automaticamente copiados ao manter premida a tecla 'Enter'.

 

No Visualorc, as margens podem ser atribuídas por introdução direta em cada artigo (ou conjunto de artigos) da lista de preços unitários, trabalhando com a vista 'vista de margens', por margens 'diferenciais', atribuindo a cada tipo de recurso uma margem diferenciada, possibilitando a introdução de diferentes margens para materiais, mão-de-obra, tarefeiros, subempreitadas e preços diretos. Nesta opção, a aplicação calcula, para cada artigo da lista de preços, a margem resultante tendo em conta o peso de cada tipo de recursos no artigo. E por capítulos, atribuindo a cada capítulo da lista de preços uma margem diferente. Os resultados do orçamento podem ser visualizados a cada instante na janela 'Propriedades'.

A partir dos dados introduzidos no orçamento, o Visualorc calcula a utilização dos recursos, exibindo as quantidades totais utilizadas. A qualquer momento, os preços unitários dos recursos, bem como a composição das atividades podem ser alterados, sendo automaticamente atualizadas em todo o orçamento. O utilizador pode ainda visualizar os preços diretos introduzidos, e atribuir-lhe descontos (positivos ou negativos) sem ter de alterar o lançamento dos preços ao longo dos artigos. A curva ABC é automaticamente calculada, disponibilizando ao utilizador informação sobre os recursos mais importantes no orçamento, com vista à sua otimização.

Planeamento

elaborar o planeamento
mão de obra e equipamentos
plano de pagamentos

O Visualorc permite a rápida elaboração dos planos de trabalhos, mão de obra, equipamentos e respetivo plano de pagamentos, a partir dos dados do orçamento. As tarefas do planeamento são obtidas dos capítulos do orçamento, podendo ser agregadas sub-tarefas para um melhor detalhe do plano. Na elaboração do plano de trabalhos, o utilizador apenas tem de atribuir durações, localizar as tarefas no tempo por arrastamento das barras ou por aplicação de precedências entre as várias tarefas. O Visualorc determina automaticamente o caminho crítico do plano pelo método de Pert-CPM.O plano de pagamentos é obtido de forma imediata e automática a partir dos dados do orçamento, não necessitando de qualquer intervenção do utilizador. Todos os dados podem ser exportados para o MSProject.

Os planos de mão-de-obra e de equipamentos são desenvolvidos no planeamento do Visualorc, atribuindo às tarefas pretendidas os recursos adequados. A aplicação permite a constituição de equipas tipo, constituídas por vários recursos de mão-de-obra e de equipamentos, que ficam automaticamente alojados na Base de Dados, permitindo ao utilizador a rápida introdução dos recursos pretendidos nas tarefas do planeamento.

O plano de pagamento é obtido diretamente a partir do orçamento sem qualquer intervenção do utilizador. O programa distribui ao longo do tempo os valores associados a cada tarefa do planeamento, de forma mensal. O cronograma financeiro contendo o resumo final dos valores de pagamento mensal são igualmente obtidos de forma imediata.

Gestão de Obras

controle de custos e compras
mapas comparativos
autos de medição
planeamento semanal
reorçamentação

A partir dos dados do orçamento, o visualorc efetua o controle de custos, a gestão das compras e subempreitadas e o seu acompanhamento ao longo da obra. O utilizador pode assim criar uma compra ou subempreitada, registar as consultas efetuadas, elaborar mapas comparativos e respetivas listas de trabalhos, comparando preços com os do seu orçamento, emitir Notas de Encomenda e Contratos de Subempreitada, elaborar os autos de medição das subempreitadas e efetuar o controle de custos da empreitada.

A partir do orçamento, podem ser criados mapas comparativos para consulta ao mercado e controlo de propostas. Na criação do mapa comparativo, o utilizador seleciona os artigos da lista de preços que pretende adicionar ao seu mapa, obtendo os custos que lhes estão associados no seu orçamento. As propostas de fornecedores ou subempreiteiros são posteriormente introduzidas, permitindo a comparação entre elas e entre o preço de custo considerado no seu orçamento. Para permitir a flexibilidade na criação dos mapas comparativos, o utilizador pode ainda adicionar linhas adicionais, independentes do orçamento. As linhas adicionais têm um funcionamento idêntico às linhas obtidas a partir do próprio orçamento.

Os autos de medição no Visualorc para cliente e fornecedores são elaborados a partir da lista de preços unitários do orçamento. Na elaboração do auto, o utilizador apenas tem de carregar a quantidade pretendida em cada artigo da lista de preços, fornecendo a aplicação todas as informações tais como valores acumulados, saldos, etc. A impressão do auto é imediata, com as configurações de impressão automáticas, podendo os dados ser exportados para ficheiro excel.

O desenvolvimento de planos semanais de médio e curto prazo podem ser elaborados no visualorc, de acordo com o sistema Last Planner. O plano de médio prazo, até 8 semanas, (Look Ahead) permite ao diretor de obra o planeamento das próximas atividades a desenvolver na empreitada, a repartição de tarefas, a atribuição de responsabilidades e a identificação das suas eventuais restrições. O plano de 1 semana (Plano Semanal) permite a definição de compromissos juntamente com os seus executantes.

A reorçamentação é a operação que visa ajustar e otimizar os custos da obra, sem no entanto alterar os preços de venda já contratados. Com a reorçamentação, o gestor de obra terá um melhor conhecimento dos custos reais da empreitada e da margem final da mesma. Neste módulo, qualquer alteração aos preços de recursos, preços diretos ou composição de preços apenas influencia o preço de custo, não alterando o preço unitário de venda, recalculando assim em cada artigo a margem resultante do preço de custo alterado. Nesta operação, os dados do orçamento inicial permanecem inalterados.