Orçamentação

Introduzir margens no orçamento

No VisualOrc, pode introduzir margens por diversos métodos.

Por introdução direta em cada artigo (ou conjunto de artigos) da lista de preços unitários, trabalhando com a vista de margens no orçamento.

Através de margens “diferenciais”, atribuindo a cada tipo de recurso uma margem diferenciada, possibilitando assim a introdução de diferentes margens para materiais, mão-de-obra, tarefeiros, subempreitadas e preços diretos. Nesta opção, a aplicação calcula, para cada artigo da lista de preços, a margem resultante tendo em conta o peso de cada tipo de recursos no artigo.

Introduzir margens diferenciais no orçamento

Pode ainda introduzir margens por capítulos, atribuindo a cada capítulo da lista de preços uma margem diferenciada.

O visualorc permite ainda a introdução de margens através do cálculo dos custos indiretos, determinando os custos percentuais, tais como os administrativos, comissões ou garantias, custos indiretos fixos, como custos de estaleiro não contemplados no orçamento, e a introdução de uma margem de lucro. A margem global daí resultante será automaticamente introduzida na lista de preços do orçamento.

Custos indiretos administrativos e lucro

Em cada momento, pode visualizar os resultados detalhados do orçamento, estrutura de custos e suas margens na janela "Propriedades" do seu orçamento.